Carisma e Espiritualidade

Levamos o nome de Filhas da Cruz que significa para nós, nosso enraizamento no mistério de Cristo e deve inspirar toda nossa vida.

A oração, a adoração, a Eucaristia, ocupam um lugar muito importante na vida das Filhas da Cruz.

Nossos Fundadores marcaram o Instituto com uma grande dimensão contemplativa. Vivendo como de costume e, naturalmente unidos a Deus, encontravam-no através de tudo.

A oração, tempo privilegiado de encontro com Deus, é adoração silenciosa, escuta, a entrega incondicional de nosso ser Àquele que nos seduziu e cuja chamada temos que redescobrir a cada dia…(E.V.12)

Nossa Congregação nasce para servir a Deus e aos pobres.

Nossas Constituições dizem: Reunidas para glorificar a Deus com todo o nosso coração, com toda nossa alma, com todas as nossas forças, para não viver mais que para Ele, num espírito de adoração, de dependência, de sacrifício e de amor, para produzir em espírito e em verdade o que devemos a um Deus Criador, Salvador e Esposo, comprometemo-nos ao serviço de Deus e dos pobres em todo tipo de boas obras. (E.V.2)

O objetivo de nosso Instituto é representar a vida de Nosso Senhor e a simplicidade de seu evangelho, por seu espírito, seus costumes e suas obras.

Andrés Humberto se perguntava: O que fêz Nosso Senhor Jesus Cristo desde que veio a este mundo? Ensinar e curar.

Nossas Constituições dizem: Jesus nos ensina e nos cura. Deixamos que a sua Palavra e sua Eucaristia nos coloquem num grande espírito de fé, de humildade, de simplicidade… para que por meio de nós e mais por nossa vida que por nossas palavras, continue instruindo e curando os pequenos e os pobres. (E.V. 4)

O espírito de família e a vida em comunidade são realidades de nosso carisma

A chamada à vida consagrada no Instituto das Filhas da Cruz é uma chamada a uma vida em comunidade fundada em Jesus Cristo.

Em comunidade aprendemos a dar e a receber, compartilhamos fraternalmente a vida material, espiritual e apostólica, com suas alegrias e suas dores. (E.V. 59)